Páginas

sábado, 3 de janeiro de 2009

No início do ano costumo dar as professoras uma relação de materiais que elas devem ter na sala de aula. Estes materiais ajudam tornar a sala um ambiente mais favorável a alfabetização, vejam só:
Material Pedagógico
1- Calendário (cartaz com a escrita dos numerais de forma visivel)
Objetivos:
  • Desenvolver a noção de tempo(ano-mês-semana-dia-manhã-tarde-noite-passado-presente-futuro)
  • Reconhecimento de numerais.
  • Representação de numerais em sequência.
  • Noção de antecessor e sucessor.
  • Percepção de numerais como símbolos que representam quantidade (número) e acontecimentos (noção do tempo).
  • Resolução de situações problema.

2- Cartaz de Frequência

Objetivos:

  • Acompanhar, junto à turma, a frequência dos alunos.
  • Proporcionar a cada aluno a avaliação da sua própria frequência.
  • Encaminhar casos de alunos que apresentam infrequentes.
  • Levar o aluno a perceber o nome como uma palavra composta por letras e sílabas.
  • Ressalatar a importãncia de cada aluno no grupo.

3- Ficha de numerais (material para cada aluno).

Objetivos:

  • Reconhecimento de numerais formados por um ou mais algarismos.
  • Desenvolver a noção de antecessor e sucessor, maior e menor ordem crescente e decrescente, acima e abaixo de, entre, próximo e distante de.
  • Desenvolver a noção de numeral (símbolo) e número (quantidade).

4- Cartaz "Quantos Somos"

Objetivo:

  • Desenvolver a noção de adição e subtração envolvendo a idéia de: a mais e menos que, mais e menos que, soma de parcelas, subtração de partes.

5- Cartaz de Sequência numérica

Objetivos:

  • Reconhecimento de numerais ( Percepção dos numerais que representam dezenas exatas, dos antecessors às dezenas exatas).
  • Visualização para assimilação da sequência numérica.
  • Relacionar numerais (símbolo) à número (quantidade).
  • Desenvolver a noção de antecessor e sucessor, maior e menor, acima e abaixode, entre, depois e antes de, mais próximo e mais distante de.

6- Alfabeto móvel

Objetivo:

  • Proporcionar atividades para que o aluno avance em relação ao nível da escrita.

7- Alfabeto de parede

Objetivo:

  • Reconhecimento das letras do alfabeto no que se refere ao nome-desenho-som.

8- Ficha do nome completo

Objetivos:

  • Desenvolver atividades referentes ao nome próprio.
  • Ressaltar a importância do nome na formação da identidade.
  • Desenvolver no aluno a escrita correta do seu nome.

9- Material para leitura (revistas e livros)

Objetivos:

  • Desenvolver atividades que envolvem recortes.
  • Material de apoio ao professor frente à correção individual de atividade.
  • Desenvolver projetos de leitura.

10- Material para contagem

Objetivos:

  • Resolução de problemas matemáticos.
  • Representação de quantidades.
  • Desenvolver a noção de adição e subtração.
  • Relacionar número e numeral.

11- Cartaz dos aniversariantes do mês

Objetivos:

  • Relacionar numerais ao acontecimentos significativos (noção de tempo).
  • Considerar aspectos importantes para a formação da identidade (data do meu nascimento).
  • Interação social- Relacionamento afetivo - Entrosamento entre os colegas.
  • Desenvolver a noção de tempo (ano-mês-semana-dia-manhã-tarde-noite-passado-presente-futuro).
  • Reconhecimento de numerais.
  • Construção do conceito de números (quantidade).
  • Representação de numerais como: símbolo social, quantidade.
  • Resolução de situação problema envolvendo a ideia de adição e subtração.
  • Ressaltar aspectos importantes na formação da identidade.

12- Caderno para fixação de teste dos alunos ( material para cada aluno)

Objetivos:

  • Registro das atividades dos alunos para apresentação em dia de reunião de pais.
  • Acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.

Obs: os cadernos devem ser encapados e guardados no armário da professora.

13- Três cadernos para o professor ( Reunião pedagógica, registro do desenvolvimento dos alunos e plano de aula)

Objetivos:

  • Acompanhamento dos assuntos discutidos em reunião pedagógica e administrativa.
  • Organização dos planejamentos diários.
  • Registro do desenvolvimento dos alunos.

14- Caixas encapadas para guardar o material de uso coletivo

Objetivos:

  • Apresentar aos alunos parâmetros para a organização.
  • proporcionar condições para desenvolver nos alunos a responsabilidade frente ao uso de materiais que pertencem ao coletivo.

E outros... Atendendo a necessidade de cada turma!

5 comentários:

Carla disse...

oi passei em seu blo e simplesmente adorei !!!! desde ja estou acompanhando ... vai ate o meu blog e o conheça tambem !!!!!

feliz 2009!!!!!!!!!!!!!

artesanatos da Elisete disse...

ADOREI SUAS SUGESTÕES E APROVEITAREI PARA SEGUIR ALGUMAS. BEIJOS....ELISETE

Carla disse...

oi esqueci de deixar meu link http://vihema.blogspot.com/
......... clara libe..........

Silvia Rossine disse...

Amei sua dicas e sugestões! Salve 2009! Com ca rinho . Sil

Marli Marlei disse...

Olá...Nossa,vejo que hoje se tornou tão mais fácil buscar material de apoio pedagógico para preparar nossas aula, quando eu iniciei como professora tínhamos que criar do nada, ou ainda buscar de fontes muitas vezes difíceis de ter acesso, agora com pessoas criativas e que compartilham seus saberes com os demais é possível realizar um trabalho maravilhosos com nossos alunos. Obrigada por divulgar e nos presentear com seu trabalho..."PARABÉNS E OBRIGADA"!!!!!Um forte abraço e um feliz ano 2009 Marli

Postar um comentário